Bom, esse ano Jack Kirby faria 100 anos. A Marvel tem sido tímida nas comemorações ( devido a algumas tretas de direitos autorais com a família) E a DC tem trazido umas coisas legais, como essa série do Forrageador que estou lendo.
Eu sou velho o suficiente pra ter tido revistas com entrevistas de quando ele estava vivo ainda. E ele já era uma lenda. Cada gibi que eu comprava e que vinha com entrevistas no fim da edição, todos so caras que eu admirava tratavam ele como um deus vivo. Mignola? Começou como um imitador do Rei. fácil notar até hoje. Keith Giffen? no início de carreira era até fácil confundir ele com Kirby. Mas todos evoluíram e se tornaram mestres à sua própria maneira. A referencia dos caras estava certa, né?
O que todos vão dizer, é que o legado de Kirby é o dinamismo que ele trouxe pros quadrinhos de super-heróis, o exagero, a explosão..Ele sempre ressaltava o quanto isso era importante.
E todas as entrevistas que li com ele, ele nunca se colocou como um artista. Ele sempre se colocava como um cara que desenvolveu um estilo de desenho que era mais confortável pra ele, que permitia que ele desenhasse mais páginas e ganhasse uns trocados a mais.
Pra mim, o mais impressionante é como um moleque do gueto, comum mesmo,s em nada de especial, quando deram um lápis na mão dele..Inventou Galactus, Nulificador Total, Zona Negativa, Surfista Prateado, Cubo Cósmico.. Eu tô falando de um cara que criou os clichês mesmo.
He-Man e os Mestres do Universo ( Mais a parte dos "mestres do universo do que do He-man propriamente dito), os Super-Heróis da Hanna-Barbera ( Herculóides e Cia.) Todos eles tem grandes influências de Kirby.
Mas eu nem precisava falar tudo isso sobre o cara. Gente muito melhor que eu já ficou de queixo caído falando dele.
Eu só precisava postar uma das milhares de páginas que ele desenhou, deixar a magia acontecer.. E desejar longa vida ao Rei!!



Nenhum comentário:
Postar um comentário